O que deve ter em conta quando vai a uma Entrevista de Emprego

Grupo Egor - quando vai a uma entrevista de emprego

Ser selecionado para uma entrevista de emprego é sempre um acontecimento importante e deve ser preparado da melhor maneira.


Conheça aqui os aspetos mais importantes que deve ter em conta quando vai a uma entrevista de emprego.

1. Pontualidade
Chegue sempre a horas.
É importante que seja pontual e que chegue a horas à entrevista. Se fizer esperar o seu potencial empregador logo no primeiro contacto, ele pode concluir que o processo de recrutamento não é muito importante para si ou que é uma pessoa desleixada e sem responsabilidade.

2. Arranje uma boa desculpa para o atraso
Se chegar atrasado, deve ter uma desculpa muito boa para justificar o seu atraso. Apanhou trânsito ou não encontrou a morada, são desculpas pouco aceites. Quando se vai a uma entrevista é suposto já se ter preparado em casa e contar com circunstâncias imprevistas.
Se mesmo assim chegar atrasado, peça desculpa, mas não exagere. Há candidatos que chegam 5 minutos atrasados e que ficam 15 minutos a pedir desculpa.

3. Chegar cedo não é boa ideia
Chegar muito cedo também não é a melhor opção porque está a ser um peso para a rececionista e vai parecer demasiado ansioso. Se fez mal as contas, vá dar mais uma volta ou tomar um café e nunca beba álcool. Um copo de vinho ou de cerveja pode ter um efeito relaxante, mas também efeitos nefastos no hálito e na imagem com que o entrevistador vai ficar de si.

4. Frio e calor
Se estiver muito frio e chegar cedo, aproveite para aquecer tranquilamente as mãos. Assim não vai ter que cumprimentar o entrevistador com uma mão gelada. Também no meio de uma onda de calor convém chegar cedo. Pode usar o tempo extra para ir à casa de banho lavar as mãos e refrescar-se. Assim evita um primeiro contacto com uma mão suada e pegajosa.

5. O grande momento do dia
Faça da entrevista o momento principal do seu dia. Ou seja, disponibilize tempo e não marque outros encontros antes ou depois da sua entrevista, evitando chegar atrasado ou estar constantemente a olhar para o relógio. Não fica bem e o seu nervosismo ver ser percetível.