7 estratégias para gerir conflitos


É natural que surjam, em qualquer empresa, conflitos e divergências. O stress, personalidades e pontos de vista distintos, o excesso de trabalho e uma má liderança, são algumas causas dos desentendimentos entre equipas.

A gestão de conflitos é indispensável e revela-se, atualmente, necessária na presença de divergências que, se não forem resolvidas, inegavelmente causarão enorme desconforto e podem mesmo prejudicar a motivação a produtividade das corporações.

Gerir conflitos é, por isso, uma aptidão imprescindível de quem gere pessoas.

Fique a conhecer as melhores estratégias a seguir, para alcançar a harmonia no ambiente de trabalho:

1. Foque-se no problema
Tente focar-se apenas no problema e não nas pessoas. Ser racional é a melhor forma de resolver o conflito sem prejudicar a equipa, gerar insatisfação ou comprometer o ambiente de trabalho.

2. Relembre os valores da empresa e estabeleça regras
Toda a empresa deve receber e integrar os colaboradores de acordo com os seus valores, missão e visão. E é importante que fiquem bem claros e enraizados nas pessoas, em prol do bom ambiente de trabalho.
Para isso, é fulcral a existência de regras bem definidas e transparentes. É importante que cada colaborador saiba com o que pode contar e o que pode fazer. Ter noção das funções de cada um evita o constrangimento quando surgem situações novas e/ou inesperadas, evitando inúmeros conflitos.

3. Seja empático e humilde
Se quer uma equipa coesa, é importante promover a confiança e a humildade.
Exercite, nos colaborados, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Só dessa forma é que irão compreender o ponto de vista do colega e consequentemente propor soluções inteligentes.
É vital, ainda, perceber se os colaboradores estão recetivos a aceitar diferentes opiniões, críticas construtivas e novas ideias. Ensine a importância de saber ouvir, aprender com os erros e partilhar experiências.

4. Interceda de imediato
Caso exista algum conflito na equipa, não o ignore. Se deixar passar muito tempo, terá em mãos uma situação irremediável. Recorde-se que um pequeno desentendimento se torna, rapidamente, numa avalanche de aborrecimentos, com uma resolução bastante mais complexa.

5. Apresente argumentos inteligentes
O seu papel, enquanto líder, é ajudar as partes em conflito a chegarem a um entendimento. Para isso, adeque o seu diálogo e apresente argumentos válidos, práticos e irrevogáveis. Trabalhe a sua capacidade de persuasão e seja flexível. Lembre-se que as pessoas são diferentes e convém adaptar o seu discurso.

6. Seja o exemplo
Como líder, o seu comportamento é visto como o “ideal” para muitos colaboradores. Para manter a harmonia e o bom ambiente dentro da sua empresa é essencial que mostre uma postura tranquila e adulta perante as diferentes adversidades.
Tenha um tom de voz calmo, não deixe transparecer nervosismo e aprenda a relevar algumas coisas, em prol da equipa.

7. Restabeleça a coesão da equipa
Após ter resolvido o conflito, a melhor coisa a fazer é voltar ao trabalho e o importante é voltar a restabelecer a coesão e confiança. Distribua tarefas simples, para ajudar na reorganização da equipa. Observe a evolução no dia a dia, e esteja sempre preparado para evitar pequenos dilemas ainda presentes.