O Recrutamento e as Redes Sociais

O recrutamento e as Redes Sociais_grupo_egor

As redes sociais são uma ferramenta, cada vez mais, relevante para os profissionais de recursos humanos, durante um processo de recrutamento.

O grande número de Redes Sociais existentes, possibilita uma pesquisa pormenorizada sobre a carreira e as competências específicas do candidato, ao mesmo tempo que fornece informações mais detalhadas sobre a sua personalidade e estilo de vida.

Contudo, é importante referir que o recrutamento auxiliado pelas redes sociais pode apresentar algumas desvantagens para candidatos e empresas, quando não é feito de forma correta e planeada.
Sendo uma arma poderosa para o recrutamento e seleção de novos talentos, as empresas devem ter especial atenção na interação com os candidatos, de forma a suscitar o interesse em relação à empresa, à vaga e até ao próprio processo de recrutamento.

O Facebook, considerada uma das redes sociais de maior influência e com mais utilizadores ativos, é também usado como ferramenta de recrutamento por diversas empresas, principalmente quando o perfil do candidato é jovem e/ou estudante. Embora o tipo de informação publicada nesta rede social seja mais pessoal que profissional, ela ainda faculta alguns esclarecimentos sobre o perfil do candidato.

Por esta razão, é preciso ter especial cuidado com o que se publica. Não devemos esquecer que o comportamento nas redes sociais é avaliado por alguns consultores e especialistas em recrutamento. Em alguns casos, e dependendo do teor das publicações, podem representar um risco para o candidato que está à procura de um novo desafio.

A influência das redes sociais é uma realidade inevitável. Tanto as empresas como os candidatos, têm que saber tirar o melhor partido das ferramentas digitais, sem colocar em risco a reputação profissional.