As perguntas que deve fazer antes de mudar de carreira

Grupo Egor

Muitas vezes, mesmo quando se trabalha numa boa empresa, pode existir um sentimento de insatisfação, vazio e desmotivação.

Os fatores que desencadeiam essas emoções podem ser variados. Desde a remuneração que pode não chegar para fazer face às despesas diárias, o horário de trabalho que impede a pessoa de ter uma vida pessoal ou simplesmente a vontade de querer fazer algo diferente ou marcar a diferença.

Seja qual for o motivo, é natural que se interrogue: "Há algo melhor para mim? Será está na altura de mudar de carreira?".

Deixamos três perguntas, que o poderão ajudar a perceber se se trata de um impulso passageiro ou se deve, de facto, ser levado a sério.

   1. Quais são as minhas prioridades atuais? Estão alinhadas com os meus objetivos profissionais?
As escolhas profissionais que fazemos têm um grande impacto em três áreas críticas das nossas vidas: a realização pessoal e profissional, a saúde financeira e o tempo pessoal / bem-estar.

Não há dúvidas que todos queremos ser felizes e trabalhamos afincadamente para isso. E por isso, as nossas escolhas geralmente envolvem compromissos e sacrifícios. Assim, convém primeiro perceber qual das áreas é que prevalece atualmente. Não existe uma resposta certa e única, uma vez que as nossas prioridades vão mudando ao longo da nossa vida.

Por exemplo, no início de carreira poderá dar mais importância ao lado financeiro. Mesmo que não goste muito da função, da área ou da empresa, o mais importante é a segurança financeira, formar uma família e sustentá-la.

Mas também pode ter um trabalho demasiado exigente, stressante, que apesar de ser lucrativo, o deixa esgotado e sem tempo para si e para os seus. Aqui, o que poderá ser mais valorizado é a recuperação do tempo pessoal e bem-estar.

O que precisa de analisar, de forma consciente, é se as prioridades que valoriza, estão alinhadas. Se sentir que estão em desacordo, então uma mudança de carreira pode ser o seu próximo passo.

   2. Os problemas remetem ao ambiente de trabalho/empresa?
Se a desmotivação advém do ambiente de trabalho e/ou empresa, poderá expor o seu descontentamento (se existir abertura para isso) ou encontrar uma outra empresa, onde seja mais valorizado.

Contudo, se a sua empresa o apoia, se existe um bom ambiente de trabalho, se é valorizado profissionalmente e sente que o problema está mesmo na função que desempenha, é aconselhável que mude de área e inicie uma nova fase profissional.

   3. O que está disposto a fazer para conseguir o seu objetivo?
Se identificou uma incompatibilidade entre suas prioridades e o seu trabalho atual, e o problema se encontra na função que desempenha, então deve considerar mudar de área, para algo melhor e que o deixe mais motivado.

No entanto, alertamos que uma mudança, seja ela qual for, exige um grande compromisso, esforço e força de vontade. Fazer algo tão radical, demora tempo e exige grande resiliência da sua parte.
É preciso que esteja disposto a dedicar tempo a explorar o que realmente gosta e quer fazer, e conseguir superar alguns medos, rejeições e desconfortos colocados por novas pessoas e oportunidades.

É de extrema importância que tenha em mente o objetivo e os benefícios que a mudança de carreira terá na sua vida. Não desista, não desanime e perceba que todas as decisões trazem consequências (boas e / ou más). O primeiro passo em qualquer viagem é tomar uma decisão sobre se deseja ou não fazer essa viagem. Quais são as suas prioridades atuais? Está pronto para mudar de vida? Gosta do faz, mas não gosta da empresa onde trabalha? Ouça as respostas e decida se está ou não na hora de mudar de vida.

Se precisar de ajuda, a Egor tem ao seu dispor um serviço de consultoria que o ajudará a definir objetivos e a preparar-se da melhor forma.