Terminou o Curso Superior. E agora?

 Grupo Egor

Depois de alguns anos a estudar, muitos jovens começam a preparam-se para abraçar um novo desafio: a entrada no mercado de trabalho. Uma fase de grande incerteza e que para muitos recém-formados se poderá revelar árdua, complicada e, por vezes, desesperante.

Numa altura em que estamos a viver um novo paradigma de recrutamento e sentindo, ainda, alguns efeitos da crise, para estes jovens é fulcral conseguirem encontrar uma oportunidade de trabalho, que assegure um início promissor de carreira e alavanque uma carreira de sucesso.

A pensar nos recém-formados que concluíram agora a sua licenciatura ou mestrado, a EGOR reuniu para si alguns conselhos, baseados nos nossos 30 anos de experiência e conhecimento profundo do mercado de trabalho.

    1. Faça uma Análise Pessoal
Terminou uma fase da sua vida. Novos objetivos, novas metas e novas decisões terão de ser tomadas. Para que possa tomar as deliberações mais acertadas, aconselhamos que faça uma análise introspetiva. Perceba quais são as suas melhores características em que tarefas  é bom, quais são as suas maiores dificuldades,  o que gosta mesmo de fazer ou quais são os seus interesses. Seja humilde e verdadeiro consigo mesmo. Não se candidate a uma oferta de emprego se não gosta das funções ou da área.

    2. Empenhe-se na preparação do seu Curriculum Vitae
O Currículo é o seu cartão de visita, onde se deve empenhar mais, uma vez que é o seu primeiro contacto com a empresa. É através dele que irão analisar o seu perfil, e convém que seja suficientemente apelativo para que conquiste, pelo menos, a entrevista de emprego.
Deverá ser de fácil leitura e espelhar o que de melhor tem para dar à empresa para a qual se está a candidatar. Tenha sempre os seus dados atualizados e verifique se não tem erros de ortografia.
Uma estratégia que também é bastante bem recebida pelos recrutadores, é a Carta de Apresentação, que ajuda a sublinhar o seu interesse real na oferta e empresa.

    3. Não perca o contacto com os seus colegas da Faculdade
Uma das coisas mais importantes no mercado de trabalho é o networking. Apesar de cada indivíduo seguir caminhos diferentes, cada irá conhecer realidades e pessoas diferentes, que um dia o poderão ajudar na concretização de um negócio.

    4. Não desista
No início não se iluda. Não é fácil procurar emprego e muitas das suas candidaturas vão ter um feedback negativo. Aconselhamos que mantenha uma atitude positiva e não muito obsessiva.
Pense que amanhã é outro dia e continue a enviar candidaturas.

    5. Procure Estágios dentro da área
No início, e sem qualquer experiência profissional, pode ser complicado arranjar um emprego. Sugerimos que procure, também, oportunidades de estágio, que o irão ajudar a preencher o seu currículo e dar-lhe alguma experiência. Assim, será mais fácil provar, nas futuras candidaturas, que consegue enquadrar-se numa empresa.

    6. Use o Centro de Carreiras da Faculdade
Hoje em dia, todas as faculdades ou escola técnicas, têm um departamento indicado que ajuda os alunos e ex-alunos no acesso ao mercado de trabalho.
Entre em contacto com eles e fique a tento às ofertas que vão sendo divulgadas.

    7. Aprenda coisas novas
Muitas licenciaturas revelam-se muito teóricas, sem qualquer aplicabilidade prática no real mercado de trabalho. Se achar que não está preparado faça workshops e / ou cursos técnicos que o poderão ajudar a dar as bases que precisa para começar.

    8. Seja flexível
Mentalize-se que nem tudo o que idealizou, irá acontecer. A realidade do mercado de trabalho pode ser um pouco diferente do que imaginou. E isto aplica-se muitas vezes às funções que poderá acumular no seu primeiro emprego. Não tenha expetativas e concentre-se apenas nas suas funções e no que pode aprender. Seja flexível, pois irá ajudá-lo a conseguir aumentar as suas capacidades e ser bem-sucedido nas tarefas solicitadas.

    9. Aprenda com os erros
No seu primeiro emprego, é certo que nem tudo vai correr como esperado, sendo normal que cometa alguns erros. Nestas alturas deve ter em mente que errar é humano e que o mais importante é que aprenda, e não os volte a repetir. Anote num caderno os passos que deve fazer para desempenhar a função corretamente e se tiver alguma questão, não tenha medo de perguntar.

    10. Peça ‘feedback’
Uma das melhores formas para melhorar o seu desempenho e garantir que está a conseguir responder às expetativas do seu empregador, é solicitar ‘feedback’. Além de críticas positivas ao seu trabalho pode receber conselhos sobre aquilo que deve melhorar. Esta análise é bastante importante para conseguir progredir.

Consulte aqui todas as nossas ofertas de emprego.