À procura do primeiro desafio profissional?

 Grupo Egor

EXIGE-SE: pensamento estratégico, capacidade de gerar ideias, obsessão por resultados, determinação, entusiasmo, ambição….domínio de línguas, agilidade na utilização das TI, mobilidade, elevada disponibilidade pessoal.

Este é o perfil do profissional, jovem ou menos jovem, com ou sem experiência, oriundo de área cientifica ou social, homem ou mulher, …. que todas as EMPRESAS do planeta AMBICIONAM.

De facto a maior parte das Organizações já entendeu que a sua maior vantagem competitiva está nos seus colaboradores, das ideias que os seus empregados conseguem gerar, da capacidade que têm em inovar, em desenvolver novos produtos, novas práticas para a satisfação e retenção dos seus clientes.

Por isso, e para entrar para a lista dos profissionais cobiçados, você tem de exibir aptidões consonantes.

Não chega ter concluído a etapa da graduação académica, a aprendizagem é um continuo na nossa vida e a mudança é uma constante.

Mude. Mudar é um ato voluntário, que pede reflexão, introspeção e análise pessoal.

Pense, qual o caminho que pretende percorrer, até onde vai a sua ambição.

Valorize-se, nas áreas em se sente deficitário.

Experimente ser diferente, imprima toda a sua energia ao projecto que pretende “abraçar” e encete a sua caminhada na procura ativa do primeiro emprego. Mostre entusiasmo, determinação no que pretende fazer e já está a praticar as competências que o mercado vai valorizar.

Naturalmente que existem, no entanto, algumas técnicas que se podem aplicar de forma a tornar mais eficaz essa procura. Assim:

Comece a preparação para o mercado de trabalho antes da conclusão do ensino superior.
É muito importante começar a pensar no assunto com antecedência de forma a ir enriquecendo o currículo antes de iniciar a procura de emprego.

As atividades extra-curriculares realizadas dar exemplos, as experiências profissionais em tempo de férias, os trabalhos de voluntariado, os estágios, ou a frequência de programas no estrangeiro - como o projecto "Erasmus" - são valorizados pelas empresas e servem para criar diferenciação entre os candidatos.

Invista na pesquisa – analise e identifique o seu mercado alvo.
Convém realizar uma pesquisa do mercado de forma a conhecê-lo, diferenciá-lo, fazer o rastreio do que interessa realmente e canalizar a procura com maior eficácia.

Esteja muito atento às oportunidades que vão aparecendo. Ler todos os dias os anúncios de emprego dos jornais, fazer pesquisas e inscrever-se nos vários portais de emprego da Internet, podem ser os primeiros passos para uma entrevista. Há também muitas ofertas que não são publicadas nos media e que só estando muito atento ao mercado no geral ou aos diálogos no particular é que se tem conhecimento delas.

Procure ajuda nas Associações de Estudantes, escolas e professores.
Estes podem ser contactos importantes para direcionar a procura. Dê a conhecer à sua rede de contactos as suas intenções e não hesite em pedir ajuda, de outra forma ninguém vai adivinhar que está à procura de emprego e não vão avisá-lo das oportunidades.

Networking é uma palavra de ouro nos dias que correm. Desenvolva o seu próprio estilo e cultive a sua rede de contactos interpessoais.

Seja dinâmico e pro-ativo. Pesquisar muito, responder a anúncios e entregar espontaneamente o currículo nas empresas a propor os seus serviços são formas de criar visibilidade. Depois não deixe de contactar a solicitar feedback.

Seja persistente, paciente e humilde. Não vale a pena desmoralizar com o primeiro "não". A procura ainda está no início e há que ter paciência até a oportunidade chegar.

E não se esqueça: você é o seu melhor trunfo para alcançar tudo o que quer profissionalmente e tem de aprender a mostrá-lo. Saber gerir a seu favor a sua própria imagem e tirar dela o melhor partido é o primeiro princípio básico a que deve dar atenção se quiser alcançar o emprego desejado.

Construa a sua imagem sempre com base na realidade. As qualidades pessoais que tem são a sua base. Deve apenas aprender a salientar os seus elementos distintivos e apresentá-los ao seu empregador.

Deve também saber que o seu valor e conduta profissional são os pilares da construção de uma imagem pessoal positiva aos olhos de quem recruta. Jamais sacrifique isto a favor de nada. Transmita sempre confiança e credibilidade, minimizando as indecisões e reforçando a assertividade em todas as suas posturas. Seja coerente nas palavras e nos atos, carismático e motivante para quem consigo trabalha.

Desenvolver o seu estilo pessoal é fundamental. Procure ser uma marca e não uma réplica. Não copie ninguém.

Conseguiu finalmente uma entrevista? Já não falta tudo.

Consulte aqui todas as nossas ofertas de emprego.