Gestão de Remunerações



GESTÃO DE REMUNERAÇÕES

O projeto tinha-se iniciado há duas semanas com o objetivo de fazer a revisão do Sistema de Remunerações da empresa. O desenvolvimento integrava um conjunto de passos que foram apresentados aos Colaboradores, aos quais foi comunicado que iríamos Descrever Funções, criar uma Matriz de Competências e propor um Sistema de Avaliação de Desempenho.

Depois da apresentação tornou-se visível o receio dos Colaboradores em participarem na descrição das funções que desempenhavam. A dúvida que por trás da ação de consultoria estivesse escondida uma reestruturação de funções que levasse à redução de postos de trabalho sentia-se no ar…

Este clima de hostilidade teve que ser habilmente gerido por forma a repor a confiança e facilitar a mudança de crenças através do diálogo permanente com os interessados.
Passadas umas semanas a consultora da Egor foi abordada por um Colaborador ao entrar na sala que o Cliente tinha disponibilizado para ser base da Equipa de Projeto.
Desculpe, quando é que faço a Descrição de Funções?
Confusa com a interpelação, a Consultora que liderava o projeto olhou de relance a agenda e ao nada encontrar, perguntou: temos alguma reunião agendada?
Não, não temos, e a questão é exatamente essa. Porque é que eu não fui contactado?

O Colaborador estava tranquilo e claramente satisfeito. Informou que o novo modelo de cálculo das remunerações era efetivamente mais justo e no caso dele, até se revelara mais vantajoso. Como a sua equipa tinha alcançado bons resultados e o facto de uma parte da remuneração depender do cumprimento dos objetivos, tinha beneficiado a grande maioria dos colegas.

O projeto foi encerrado algumas semanas depois com a garantia para o Cliente, de que a manutenção do sistema seria assegurada pelo Técnico de Recursos Humanos formado pela Egor para o efeito.


Por Rosa Coelho, Gestora de Projetos Egor