Como tornar a sua empresa o “melhor lugar para trabalhar”.

Grupo Egor Melhor Empresa para Trabalhar

Todos os anos, são divulgadas as listas das “Melhores Empresas para Trabalhar” e, ano após ano constamos que as premiadas são invariavelmente empresas líderes que ostentam marcas populares como a Philips, Ericsson, Hilti Portugal, entre outras.

Este tipo de iniciativas pressupõem a mobilização de meios e recursos que julgamos estarem apenas ao alcance das grandes empresas multinacionais, mas são vistas como difíceis de concretizar, embora se reconheça facilmente a sua importância no plano de afirmação do branding da organização nos mercados onde atua e nomeadamente no que respeita a captação de novos colaboradores.

No entanto, muitas empresas distinguidas são médias empresas sem margem de manobra orçamental, mas que cultivam uma política de melhoria continua que desenvolveram gradualmente ao longo dos anos.

Deixamos-lhe aqui algumas dicas, cuja aplicação poderá ajudar a sua empresa a destacar-se no mercado e a tornar-se atraente para os candidatos que lhe interessam.

     1. Aposte em campanhas para recrutar talento
Num mercado altamente competitivo e perante esta nova era de recrutamento, é necessário que arranje maneiras de se destacar da multidão para, de facto, conseguir atrair os melhores talentos. Ao criar campanhas de recrutamento, injete criatividade e novas ideias e métodos, mostrando que é diferente.
Se não dispõe internamente dos recursos necessários para recrutar e selecionar os melhores candidatos, aposte numa empresa especializada que o faz por si. A EGOR, há mais de 30 anos que identifica e entende a cultura de cada um dos clientes, assegurando –lhes a melhor divulgação das suas necessidades e a conjugação entre as competências técnicas e os soft skills dos candidatos.

Os consultores da EGOR são profissionais experientes nas áreas da comunicação e da psicologia das organizações que lhe garantem a pessoa certa para a função a preencher.

     2. Utilize embaixadores
Não existe ninguém melhor para credibilizar uma empresa que os próprios funcionários.
As empresas cujos colaboradores estão socialmente envolvidos tem, efetivamente, mais facilidade em atrair novos e melhores talentos.
Uma maneira de conseguir este envolvimento é criar e partilhar histórias da empresa e de cada um dos funcionários. Incentivar a partilha de experiências positivas gera, não só um maior envolvimento e identificação com a cultura da empresa, como também permite que os futuros candidatos se sintam atraídos para novas oportunidades.
A EGOR pode apoiá-lo na definição de estratégias de comunicação digital que lhe proporcionam massa crítica de candidatos quer nas fases de recrutamento – captar candidaturas - quer na identificação e assessment dos talentos indispensáveis para construir o futuro.

     3. Seja autêntico
É fundamental que a cultura e identidade da empresa seja verdadeira. Não só para o exterior, mas também para cada um dos funcionários que emprega.
O ponto de partida é o envolvimento dos colaboradores. Seja através de incentivos motivacionais, ações de formação, eventos para a consolidação do espírito de equipa, comemorações especiais ou apenas um momento de apreciação pela dedicação à empresa.

A EGOR, pioneira em Portugal da formação baseada na experiência, tem organizado ao longo dos anos centenas de ações de team building essenciais para a melhoria do espírito de equipa e do envolvimento dos colaboradores com a empresa.
É certo que as empresas motivadoras, onde os colaboradores são apreciados e valorizados, têm mais facilidade em atrair as pessoas certas. É de senso comum, que o bem-estar dos funcionários é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Não só aumenta a produtividade, como também a dedicação dos seus ativos mais valiosos.

Assim, para que fazer da sua empresa, um excelente lugar para trabalhar, não carece de um grande orçamento. Tudo o que precisa é de colocar as necessidades dos funcionários em primeiro lugar. Se confiar e apostar neles, eles vão dar o seu melhor, vão gostar de trabalhar consigo e para si, transmitindo a ideia de que a empresa onde trabalham é, efetivamente, um grande sítio de aprendizagem e crescimento. É nesta visão de futuro e de sucesso que a EGOR está particularmente preparada para apoiar a sua empresa.

Estamos à sua disposição para, sem compromisso, analisar formas de colaboração mutuamente vantajosas.