5 Dicas para um excelente perfil no LinkedIn

5 dicas para um Perfil no Linkedin - Egor

O LinkedIn, é hoje em dia a maior rede profissional do mundo. Com um crescimento diário de milhares de utilizadores, assume uma importância fundamental para os candidatos, empresas e recrutadores.

Todos os dias, milhões de pessoas entram no LinkedIn, partilham informação interessante para as diferentes áreas profissionais, procuram oportunidades e colocam vagas de emprego.
No entanto, nem todos os utilizadores criam um perfil interessante, para se mostrarem profissionalmente capazes de ingressar no mercado de trabalho.

Deste modo, deixamos aqui 5 dicas que deverá levar em conta, se quiser tornar o seu perfil ideal e muito mais profissional.

  1. Personalize o Título:
Atualmente, existem mais de 468 milhões de utilizadores no LinkedIn. Assim, convém que arranje uma maneira de se destacar.
O elemento mais visualizado de qualquer perfil do LinkedIn é o título - a linha de texto que aparece juntamente com o nome de utilizador. Se o objetivo pelo qual criou um perfil, for para captar a atenção de uma empresa e se falha logo aqui, arrisca-se a que nem sequer seja considerado.
O LinkedIn oferece-lhe um título automático, que é o seu cargo atual na empresa. Não é mau, mas de certeza que colocar algo que o mostre quem é. Por exemplo, há quantos anos trabalha nessa empresa? Que outras experiências teve? Faça uma lista com todos estes detalhes e crie um título diferente e original, por exemplo:

Digital account sénior, com experiência de mais de 6 anos em Social Media, Marketing Digital e Content Marketing.

Aqui poderia simplesmente colocar “Senior Account Manager na empresa X”, no entanto, assim as pessoas perceberam as funções que desempenha e a sua experiência, havendo mais facilidade em avaliar o interesse da sua candidatura.
Em suma, seja criativo, descreva quem é (mais do que o título do seu trabalho) e seja genuíno. Não se esqueça que o seu perfil do LinkedIn deve ser o mais verdadeiro possível.

  2. Coloque os seus contactos:
Se procura alguém no LinkedIn ou se está à procura de emprego, certamente que quer que os métodos de comunicação sejam rápidos e fáceis.
Se, por vezes, o envio de uma solicitação de conexão demora algumas horas ou dias a ser aceite, um e-mail ou uma chamada telefónica são (normalmente) instantâneos.
Se procura alguém específico ou se quer receber oportunidades de potenciais clientes, deve colocar os principais contactos no final da secção "Resumo". Aqui é possível colocar o seu número de telefone, o e-mail ou ambos. O LinkedIn é uma plataforma profissional de rede online, se esconder os seus contactos como é que as pessoas chegam até si?

  3. Partilhe conteúdo interessante:
Muitas pessoas estão a revelar alguma insatisfação no LinkedIn, afirmando que se está a tornar cada vez mais parecido com o Facebook, no que toca à partilha de informação.
Certifique-se de que as suas partilhas não são apenas para gerar cliques, mas são verdadeiramente interessantes para a sua rede de contactos. Ajuda, não só na perceção que os outros ganham sobre si, mas também no networking.

  4. Coloque o seu Perfil público:
É importante não esquecer que está visível na internet, e é importante que as configurações de privacidade sejam seguras. Disponha de 5 minutos do seu dia para garantir que as configurações estão como definiu. Por vezes existem atualizações que podem alterar ou eliminar algumas dessas definições de privacidade e segurança.

  5. Mostre alguma personalidade:
O LinkedIn dá-lhe a oportunidade de mostrar que é único e diferente: partilhe conteúdos interessantes e tenha um perfil que comprove cada aspeto profissional. É fã de cinema? Coloque isso lá. Gosta de desportos radicais? Refira-o.
Se usada corretamente, o LinkedIn é uma ferramenta extremamente poderosa. Aproveite e trabalhe de forma certa para tornar o seu perfil tão forte quanto possível!

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